top of page

Dicas de Convivência Com a Artrose


A artrose é uma doença que provoca degeneração das juntas. É causada pelo desgaste de uma articulação. Para que os ossos deslizem um sobre os outros, nos locais que chamamos comumente juntas, existe um tecido fino que lembra um emborrachado revestindo esse espaço. Contudo esse tecido, ou cartilagem, pode com o tempo se desgastar ou mesmo em caso de trauma ósseo quebrar. O resultado é que os ossos ficam se tocando durante o movimento o que causa muita dor, inchaço, rigidez e deformidade.


A causa da artrose ainda é desconhecida. Comumente estar relacionada ao envelhecimento. Apresenta-se em geral por volta dos 55 nas mulheres – onde ela é mais comum – e aos setenta anos nos homens (ou mesmo antes devido a fatores como a genética, fraturas e lesões nas articulações, hereditariedade, obesidade ou falta de exercício), enfim basta uma desculpa e ela chegou.


Podemos descobrir a artrose com um simples raios-X. Ele vai mostrar a diminuição do espaço entre uma articulação e outra, como também, desgastes nas extremidades ósseas. O exame das articulações afetadas mostrará uma perda do espaço da articulação. Em casos avançados, haverá desgaste das extremidades dos ossos. Por enquanto ela não tem cura, é uma inquilina que não nos abandona e com o tempo se torna cada vez mais inconveniente. O que podemos fazer é tentar controlar os sintomas da artrose.


Com artrose podemos parecer com o fogo, pois passamos a crepitar, ou seja, viramos portas que rangem, as articulações incham, os movimentos ficam diminuídos, sentimos dor quando damos uma apertadinha no local, movimentar-se passa a ser dorido. Isso tende a piorar com o tempo. Temos também a rigidez matutina, durinhos durante mais ou menos trinta minutos, antes de sair da cama façamos alguns exercícios leves para aquecer.


A dor pode piorar ou melhorar quando estivermos descansando. Fica difícil saber o que fazer mexer-se o não... Não se assuste se acordar com dor é só a artrose. Agora existem felizardos que tem artrose e não sentem dor. Uma bênção.


Para viver melhor...


Cirurgia. Gente só em último caso.

Proteger as articulações é uma boa medida. Realize as tarefas cotidianas em um ritmo mais lento que o habitual;

Dê intervalos de descanso entre uma atividade e outra;

Intercale atividades pesadas e leves para evitar a fadiga excessiva;

Dê preferência a bolsas transversais, que prejudicam menos a coluna e deixam os braços livres;

Deixe os utensílios domésticos na altura do ombro evitando ficar na ponta do pé para alcançá-los;

Ao levantar-se da cama, vire de lado somente depois passe para a posição sentada;

Ao se abaixar para pegar algo no chão dobre os joelhos e não a coluna;

Utilize calçados estáveis e confortáveis;

Evite movimentos de preensão, de torção e de girar com muita força;

Evite ficar numa mesma posição por muito tempo;

Empurre portas pesadas usando os cotovelos e antebraços ou o próprio corpo, e não as mãos;

Respeite a dor e reconheça o cansaço;

Tente evitar (se não puder, modifique) atividades que causem dor.

Repouse o suficiente;

Evite ficar muito tempo realizando uma tarefa numa mesma posição (por exemplo, em atividades como leitura, costura ou escrita) pode aumentar a rigidez e a dor nas juntas.

Faça pausas frequentes para relaxar e alongar essas áreas.

Ao invés de torcer panos e esponjas para remover o excesso de água, use a palma da mão (que está menos acometida pela doença) para fazer pressão.

Do mesmo modo, ao abrir potes de conserva, coloque a palma da mão espalmada sobre a tampa e use o ombro (e não o punho e os dedos) para fazer movimentos giratórios.

Se suas mãos estão afetadas pela artrite, segurar objetos com força usando os dedos pode prejudicar as juntas já enfraquecidas.

Engrosse os cabos de utensílios domésticos, panelas, lápis e canetas.

Evite xícaras com alças muito finas e delicadas, porque são mais difíceis de segurar.


Boa sorte e muitas bênçãos.


Mallika (terapeuta holística).


Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page